Setembro Amarelo – Indivíduos com sobrepeso ou obesidade têm o risco aumentado para as doenças e transtornos mentais

Neste mês acontece a campanha Setembro Amarelo para prevenção do suicídio. Pessoas que pensam em suicídio buscam com essa iniciativa uma forma de acabar com uma dor imensa que não conseguem suportar e não necessariamente pensam em tirar a própria vida.

Embora não se possa afirmar que todo suicídio tenha relação com algum tipo de doença mental ou que uma pessoa acometida por uma doença mental suicidará, não se pode negar que uma doença mental é um importante fator de risco para o suicídio.

Sabe-se que os indivíduos que sofrem com o sobrepeso e a obesidade têm o risco aumentado para as doenças e transtornos mentais (principalmente depressão e transtorno de ansiedade) que, se não tratados, podem evoluir para uma tentativa de suicídio.

Devemos ficar atentos aos sintomas e nos lembrar que sempre é possível conseguir ajuda e tratamento adequado!

Toda vida importa! É possível viver mais leve!

Equipe de Psicologia Hospital IMO

O SETEMBRO AMARELO É UMA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A PREVENÇÃO DO SUICÍDIO.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida)CFM (Conselho Federal de Medicina) ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. 

Se você precisa de ajuda não tenha vergonha, basta ligar para o número 188. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. A ligação é gratuita!

Também é possível acessar o chat online, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento físico

Quer saber mais? Acesse: www.setembroamarelo.org.br