Os Efeitos da Pandemia no nosso Cérebro

É notório, percebermos as mudanças que a pandemia causou em todo o mundo neste ano de 2020.  Mais importante ainda ver como cada um de nós reagiu aos efeitos da mesma diariamente.

Com o trabalho Home Office grande parte da população começou a perceber que essa comodidade também possuía seus pontos negativos. Trabalhamos muito mais, perdemos as interações com os colegas e ganhamos mais horas no dia a dia.

Outro fator é que as pessoas perdem a noção de tempo e acabam demandando fora do horário comercial. Isso acontece por cauda da Distorção do Tempo: estamos sempre no mesmo local, apesar de fazer inúmeras coisas.

O aumento da Distração também é outro importante fator, ficamos tão alerta com o perigo eminente que para as demais coisas estamos sempre distraídos. No início da pandemia o número de acidentes de carro foi alto em função da distração e também da perda de foco.

A ansiedade aumentou assustadoramente. Somos seres humanos, seres sociáveis. Adoramos um abraço, um beijo, nos reunir e arrumamos motivos para comemorar.

Especialistas garantem que durante o período de isolamento o mal-estar psicológico pode se instalar, fragilizando nossa capacidade de adaptação e reação ao estresse e produzindo respostas fisiológicas e emocionais que podem impactar nosso sistema imunológico e nosso equilíbrio mental.

Com o aumento da ansiedade temos o aumento da compulsão alimentar e distúrbios do sono. Outro agravante é o aumento do consumo de álcool. Todos esses sintomas influenciam na obesidade assustadoramente.

Equipe de Psicologia Hospital IMO