O que evitar quando estiver utilizando o Balão intragástrico?

O estômago desempenha um papel central na digestão dos alimentos. Ele assemelha-se a um saco com dois orifícios fechados por músculos: o esfíncter, localizado em sua junção com o esôfago, o hiato, e o piloro entre o estômago e o intestino. Quando o alimento é engolido, ele desce pelo esôfago e chega ao estômago. Os músculos do estômago misturam os alimentos e liberam o suco gástrico que ajuda na digestão dos mesmos.

Com presença do balão intragástrico, a produção de suco gástrico fica aumentada não sendo recomendada a ingestão de alimentos que a estimulem ainda mais sua secreção.

O que evitar quando estiver utilizando o Balão intragástrico?

Café e outras bebidas que contenham cafeína – Podem promover o refluxo gastroesofágico, estimula a liberação de gastrina e a secreção de suco gástrico, o que pode levar a gastrite ou úlcera.

Vegetais folhosos – Podem aderir à parede do balão levando a formação de fungos e/ou trazer sintomas desagradáveis ao paciente como o arroto choco.

Frutas cítricas – O teor de acidez das frutas cítricas pode gerar lesões gástricas e causar dor.Bebidas alcoólicas – O álcool também é extremamente agressivo à mucosa estomacal. Ele pode causar e/ou agravar um estado de inflamação.

Bebidas gaseificadas – o gás carbônico contido nessas bebidas ajuda a dilatar o estômago. Esse aumento de pressão pode forçar o hiato que se abrir, podendo promover refluxo gastroesofágico.

Equipe de Nutrição Hospital IMO