Medo de engordar com as festas de fim de ano? Confira nossas dicas para passar pelas festas sem ganhar uns quilinhos a mais!

As festas de fim de ano são um prato cheio para quem gosta de comer bem. O problema é exagerar na comilança e terminar o ano de maneira indigesta e ainda por cima com uns quilinhos a mais. E para isso não acontecer confira as dicas desse post.

  • Dicas para diminuir o medo das festas de final de ano

Todo final de ano é essa ladainha, muita gente entra em desespero com medo de engordar horrores e deixar todo o esforço do ano ir por água abaixo. Mas a verdade é que não precisa ser assim. É claro que fica bem mais difícil resistir a tantas festas e encerramentos do trabalho, dos grupos de amigos, família e outros, apesar da restrição da pandemia, mas se tiver um pouco de cuidado e disciplina, dá para manter o peso. Por isso hoje vou dar algumas dicas para que você se lembre-se sempre da sua nova mentalidade:

  1. Não exagere nas quantidades de comida

Inicialmente observe o que será servido. Escolha aquilo que você gostaria muito de comer e opte por colocar pequenas porções no seu prato, isso o ajudará a não ficar com a mentalidade restritiva. Use o bom senso. Assim, você vai ter o prazer se sentir o sabor de tudo, mas sem sentir a culpa de ter comido demais.

Uma dica legal para ser mais fácil resistir ao banquete é nunca ir com fome para a festa. Esqueça a ideia de deixar para comer à noite. Faça suas refeições do dia normalmente. Ajuda muito.

  1. Cuidado com as bebidas alcoólicas

Temos sempre a ideia de que para nos socializarmos e entrarmos no clima precisamos beber. Como disse é apenas uma ideia, não é uma verdade absoluta.

Lembre-se sempre que as bebidas alcoólicas são ricas em açúcar, que se você não gastar energia, vai ficar acumulado no seu corpo na forma de gordura.

Mas, de novo, o que importa é não exagerar.

  1. Dê preferencias a pratos mais leves.

Outra dica essencial para não ganhar peso no Natal é que, sempre que for possível, escolha as opções menos calóricas para comer. Isso é possível mesmo quando não é você o responsável pelo cardápio.

Na hora de comer o peru, o chester ou o frango, pegue carne pura, sem gordura e sem pele. Evite também o molho gorduroso. Se tiver opções integrais, como arroz integral, massa integral e grãos inteiros, como as lentilhas, prefira esses pratos ao invés dos refinados, como arroz branco, macarrão comum e pão comum.

As versões fritas são bem mais calóricas. Quanto aos petiscos, prefira opções saudáveis como azeitonas, tomate seco, queijos magros, torradinhas integrais, patês naturais e oleaginosas (nozes, castanhas). Se tiver um azeite de oliva para colocar um fio por cima, ótimo. É bem saudável.

Evite ao máximo os embutidos, como linguiças, salsichas, presuntos e bacon. Eles não só engordam como incham, pois dificultam o trabalho do seu fígado e rins.

Se for você a fazer a ceia, dê sempre preferência para receitas assadas ao invés de fritas, e escolha ingredientes integrais, como açúcar demerara, trigo integral, aveia, arroz integral, quinoa e polvilho. Para os temperos é a mesma coisa: prefira tudo natural, evitando os tabletes de caldos industrializados que fazem o corpo inchar e reter toxinas. Quando for usar chocolates, prefira as versões com mais cacau.

Na hora de escolher entre panetone ou chocotone, vá de panetone. É preferível comer as frutas cristalizadas, mesmo que estejam envoltas de açúcar, pois são mais nutritivas do que as caldas de chocolate. Entre um suco e um refrigerante, prefira o suco. Se não tiver, intercale o refrigerante com copos de água pura para manter o corpo hidratado e eliminar o açúcar do refrigerante o quanto antes.

Lembre-se sempre que é a sua nova mentalidade o seu guia.

  1. Não abandonar os exercícios físicos

É bem comum que até as academias parem de trabalhar naquela semana entre Natal e ano novo, mas nem por isso você precisa parar. Estando no verão é bem mais fácil levantar de manhã e sair para uma caminhada. Assim, você já queima as calorias extras da noite anterior ou as que ainda vai ingerir ao longo do dia.

Se não puder sair, faça uma atividade em casa, pois até a faxina está valendo. O importante é não ficar parado no sofá o dia inteiro, pois assim, tudo o que você comeu vai virar gordura acumulada.

Equipe de Psicologia Hospital IMO