Dicas para beber mais água

A água tem um papel regulador de muitas funções do nosso organismo, a quantidade em que ingerimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do intestino.

Em média, devemos consumir 0,03 l por quilo de peso corporal, assim, uma pessoa de 70 quilos por exemplo, deve ingerir 2,1 litro de água por dia. É importante lembrar que este cálculo é feito de uma maneira geral, mas a necessidade varia de pessoa para pessoa.

A desidratação ocorre se a água eliminada pelo organismo através da respiração, suor, urina, fezes e lágrimas, não for reposta adequadamente. Isso pode acontecer quando a ingestão de líquidos é insuficiente, nos quadros de vômitos, diarreias (também há perda de eletrólitos nestes dois últimos) e febre, nos dias de muito calor por causa da transpiração excessiva, nos portadores de diabetes em função do aumento do número de micções e pelo descontrole no uso de diuréticos.

Já quando deixamos de beber água suficiente podemos apresentar os seguintes sinais: dor de cabeça, tontura, urina escura e com cheiro forte, suor com odor mais forte, prisão de ventre (e aí nada adianta se entupir de fibras), irritabilidade, cansaço, câimbras, secura na pele, boca e cabelos. E por incrível que pareça, o sinais na pele e boca são tardios, a pouca ingestão já está presente por um longo período.

E como beber tudo o que precisamos de água? Abaixo seguem algumas dicas para melhorar a ingestão.

  • Beba 01 copo de água ao acordar e dormir. Transforme isso em um hábito! Uma boa maneira de conseguir isso e evitar o esquecimento é deixar um copo de água em sua mesa de cabeceira antes de dormir.

  • Beba 01 copo de água 30 minutos antes das refeições. Acostume-se tomar um copo de água 30 minutos antes das refeições

  • Tome cada medicamento com um copo grande de água. Não aproveite apenas um copo de água para todos os medicamentos que deve tomar.

  • Deixe um copo com gelo próximo de você e vá bebendo a medida que o gelo derrete.

  • Se possível, baixe um aplicativo que ajuda neste processo. Ele vai apitando nos horários determinados e você terá que beber um copo de água para o barulho parar

  • Escolha garrafas que caibam um maior volume de água

  • Um dos costumes do brasileiro é o cafezinho, e que tal a cada copinho adicionarmos um copo de água????

E agora? Já está com seu copinho de água na mão?! Coloque estas dicas em prática hoje ainda e veja como seu corpo, pele e cabelos agradecem!

Equipe de Nutrição Hospital IMO