Dia Nacional da Saúde – Alimentação Saudável

Alimentação saudável

A alimentação é o caráter básico do homem, ele sempre precisará de alimentos! Nem mesmo o melhor remédio do mundo manterá a vida se este não se alimentar. A importância dos alimentos na saúde está no fato de que essas substâncias fornecem nutrientes essenciais para os seres humanos. A alimentação correta deve possuir nutrientes necessários para os organismos e na quantidade apropriada. Deve ser rica em macronutrientes (carboidrato, lipídeo e proteínas), fibras, água, vitaminas e minerais.

Cada vez mais as pessoas comem de forma apressada, de olho no celular, sem se importar com o que realmente está no prato. A preocupação com os bons hábitos alimentares geralmente só vem quando “a bomba explode”, quando o corpo dói ao menor esforço e tem que eliminar drasticamente algum alimento que tanto gosta.

É importante ressaltar que bons hábitos é um processo complexo, que pode ser influenciado por vários fatores como: família, renda, cultura, crença, etc…

Alimentação saudável pode prevenir algumas doenças como diabetes, hipertensão arterial, gastrite, obesidade, dentre outras. E, ainda, é uma das melhores maneiras de garantir qualidade de vida, facilitar o funcionamento do corpo, melhorar o sistema imunológico, ajudar a manter as atividades intelectuais e físicas.

A dieta pode tanto retardar quanto acelerar o envelhecimento natural. As condições de saúde de um idoso podem depender do estilo de vida que ele adotou bem antes de chegas aos 60 anos.

Alimentação saudável, adequada e bem orientada é essencial para promoção, manutenção e recuperação da saúde!!!

Na dúvida, procure um profissional capacitado!

Luciana Drey – Nutricionista do Hospital IMO