Desculpas que engordam e que atrapalham você no processo de emagrecimento!

Começaremos com duas desculpas clássicas:

“Estou acima do peso, mas sou feliz assim”

Se você se identificou com a frase, ótimo. Cada pessoa merece ser feliz e viver uma vida plena e saudável. 
A intrigante questão é que, se isso é realmente verdade, por que você está lendo esse post? Outra questão: Será que você está verdadeiramente feliz, satisfeita com a forma física que aparenta e com o que sente? Ou será que você apenas diminuiu suas expectativas em relação ao mundo, se conformando com o que tem para se sentir “feliz”.

Outro problema é o fato inegável que estar acima do peso faz mal à saúde. Pode ser que no momento você seja jovem e não tenha nenhum problema aparente de saúde. Mas é muito provável que, em algum momento, isto aconteça. Doa a quem doer, o fato é que manter seu corpo acima do peso é, grosso modo, limitar o seu tempo de vida, é matar-se aos poucos.

E é algo totalmente prevenível, se você tomar uma atitude agora.

Finalizando, você pode até ser feliz e acima do peso. Que tal ser mais feliz ainda, sabendo que vai viver mais e terá mais saúde, num corpo com menos gorduras e mais torneado? É uma situação que você só tende a ganhar, não acha?

“Eu tenho tendência a engordar” ou “meu metabolismo é lento”

É uma desculpa muito conveniente, até tem algum fundamento, mas na imensa maioria dos casos, não justifica. Pesquisas mostraram que a genética é responsável por até 25% do peso de uma pessoa, o que significa que 75% podem ser controlados por uma boa alimentação e exercícios.

Muitos de seus hábitos atuais foram adquiridos da sua convivência familiar. Você provavelmente tem comportamentos e traços de personalidade que vêm dos seus pais e parentes, adquiridos pelo convívio. Pois bem, essa “tendência a engordar” é bem mais provável que seja fruto de um (mau) hábito alimentar da sua família. Se você passou a infância e adolescência com uma mesa farta de alimentos ruins, e sua família é toda acima do peso, o que leva você a acreditar que seus genes são responsáveis por isso? Não foram os genes que escolheram quais alimentos foram levados à sua boca.

Novamente, você até pode ter tendência. Mas a tendência é apenas isso, uma tendência. Você só vai engordar se botar alguma porcaria para dentro, porque se não o fizer, pode ter a tendência que for, que não vai engordar. E significa apenas que você terá mais trabalho e atenção que uma pessoa que não tem essa tendência.

Confira também nosso artigo, Você é o que você come, acesse; www.imobesidade.com.br/blog/o-corpo-e-o-reflexo-do-que-temos-dentro-da-pessoa-e-essa-imagem-esta-atrelada-as-emocoes

Equipe de Psicologia Hospital IMO