Compulsão alimentar. Como saber se tenho compulsão alimentar?

A compulsão alimentar é transtorno que acomete muitas pessoas no mundo todo. Contudo, muitas não reconhecem e por isto têm maiores dificuldades em encontrar alternativas e soluções para ter um equilíbrio na alimentação com hábitos mais saudáveis.

Nem todas as pessoas que apresentam este transtorno são obesas. Mas, muitas chegam a apresentar obesidade mórbida em função da quantidade de alimentos que ingerem devido á compulsão.

Muitos chegam ao consultório e se referem ao ganho de peso ao ato compulsivo. Será que você também culpa este transtorno? Será que você é compulsivo ou tem apenas hábitos inadequados e/ou sedentarismo?

Existe alguns sintomas que indicam a compulsão alimentar, que podem ser identificados pela própria pessoa sem ajuda profissional.

1 – Comer rapidamente

2 – Comer até ficar muito cheio ou até sentir-se mal

3 – Comer em excesso quando não há fome

4 – Comer escondido com medo de que os outros vejam a quantidade

5 – Sentir vergonha de si mesmo (a), culpa ou depressão

De forma geral, é preciso que se identifique com ao menos três dos sintomas acima. A característica principal é o conjunto da grande quantidade ingerida, a rapidez e a perda de controle. Quem não apresenta essas características, ou menos de três sintomas descritos, não apresentam a compulsão alimentar. Mas é possível que esteja usando a comida com uma forma de lidar com a ansiedade, comendo os sentimentos. Nesse caso, também é um sinal de que precisa de ajuda para encontrar um equilíbrio entre a ansiedade e uma alimentação mais saudável. E dessa forma, ficar longe da forma emocional.

Em ambos casos, é necessário um apoio e acompanhamento multiprofissional!

Equipe de Nutrição Hospital IMO