A Importância da Atividade Física para Saúde Mental

A prática da atividade física regular é muito importante para a vida, em qualquer idade.

Atualmente estamos cada vez mais em contato com um turbilhão de emoções: estresse, ansiedade, angústia, preocupações em excesso, insatisfações, nervosismo. Saber lidar com todos esses sentimentos é fundamental para a saúde mental.

Afinal, uma pessoa mentalmente saudável é capaz de encarar os desafios e as mudanças do dia a dia com equilíbrio, reconhece quais são os seus limites e busca ajuda quando necessário.

Além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral.

Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem os riscos de depressão em 26%.

Além disso, exercícios físicos são extremamente eficazes para tratar depressão leve e moderada sem o auxílio de medicamentos psiquiátricos. 

Os benefícios são:

1. Reduz o estresse

Todos nós precisamos encontrar uma forma de aliviar o estresse que adquirimos ao longo da semana. Isso porque o estresse causa o aumento de um hormônio em nosso organismo, o Cortisol, que quando sofre grandes alterações pode nos causar dificuldade na aprendizagem, lapsos de memória, aumento de peso dentre outros

O cortisol baixo também é um problema, pois resulta em fadiga, fraqueza, desejo repentino de comer doces (o que contribui para uma alimentação nada saudável) e depressão. 

A prática de atividade física relaxa o corpo e a mente, proporcionando a diminuição dos níveis do cortisol em nosso organismo.

2. Melhoria da qualidade do sono

A prática de atividade física melhora a qualidade do sono, diminuindo a insônia e ajuda a estabelecer uma rotina para o sono, uma vez que a privação do sono afeta o nosso humor, nos tornando pessoas irritadas. Pouco sono gera fadiga, alterações hormonais, aumento de peso, estresse, sonolência, confusão mental, dor muscular, e mais efeitos colaterais negativos. 

3. Previne diversas doenças 

Algumas horas de atividade física por semana são capazes de reduzir níveis elevados de açúcar e colesterol no sangue. Também diminui a probabilidade de incidência de doenças cardiovasculares, dores musculares, osteoporose, diabetes, câncer e transtornos mentais.

Movimentar o corpo garante a circulação do sangue, regula os batimentos cardíacos, fortalecimento de músculos, melhora a postura corporal, combate a obesidade e o sobrepeso.

4. Alivia os sintomas de transtornos mentais

Com a produção dos hormônios da felicidade em ordem, os sintomas de transtornos mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânicotranstorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outros, tornam-se mais leves.  

Equipe de Psicologia Hospital IMO