Plasma de Argônio

O plasma de argônio é um procedimento ambulatorial realizado por endoscopia para pacientes que voltaram a ter reganho de peso após a cirurgia bariátrica (Fobi-Capela ou Bypass). Ele tem a função de devolver a sensação de saciedade ajudando o paciente na perda de peso e reintegração ao plano de tratamento multidisciplinar.

O reganho de peso, que pode aparecer alguns anos após a cirurgia bariátrica, pode ter muitos fatores, entre eles está a dilatação da anastomose (área da emenda) entre o pequeno estômago criado na cirurgia e a alça intestinal, diminuindo a sensação de saciedade inicialmente encontrada nesta cirurgia.

A correta indicação e aplicação do plasma de Argônio ajuda a diminuir a anastomose entre o estômago e o intestino, restaurando a restrição alimentar e ajudando o paciente a perder o reganho de peso, em média 80% deste.

Dr. Leonardo Salles

É titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo, e vem se dedicando ao estudo do controle da obesidade há mais de 16 anos, sendo referência no uso do balão intragástrico.

Saiba mais sobre o Dr.