Dúvidas frequentes

Qual peso ideal para colocar o balão intragástrico?

Para colocar o balão é necessário IMC acima de 27. Para saber seu IMC consulte nossa aba calcule seu IMC.

O balão intragástrico é uma cirurgia?

Não, ao contrario que muitos pensam o balão não é uma cirurgia. É um procedimento ambulatorial, feito por endoscopia, sem cortes e sem internação. O paciente é liberado no mesmo dia pra ir pra casa.

Vou sentir dor durante a colocação do balão?

Você não sente dor durante a colocação. Durante o procedimento o paciente é sedado (isso significa que ele vai dormir durante o procedimento) e não sente nada. Essa sedação deve ser feita pelo médico anestesista.

Vou precisar de atestado médico?

Nos primeiros dias podem acontecer náuseas e vômitos, por isso recomendamos que o paciente afaste-se das suas atividades habituais durantes os primeiros 3 dias após a colocação.

Passa mal após a colocação do balão intragástrico?

Quem coloca o balão intragástrico pode apresentar náuseas e vômitos e dor abdominal de 3 a 5 dias após a colocação. Para melhora destes sintomas é receitado medicamentos ao paciente para tomar em casa. Além disso no IMO contamos com uma equipe preparada para receber o paciente pós colocação, caso necessite de medicamentos venosos.

Quanto tempo posso ficar com o balão intragástrico?

Trabalhamos com dois tipos de balão, o balão que pode permanecer por seis meses no estomago e o balão que pode permanecer por 12 meses.

Dr. Leonardo Salles

É titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo, e vem se dedicando ao estudo do controle da obesidade há mais de 16 anos, sendo referência no uso do balão intragástrico.

Saiba mais sobre o Dr.